Água de beber

A história da vodka

Russa ou polonesa? Investigamos a fundo a "aqua vitae"

Andrea Vicente Nonato - Publicado em 18/04/2018, às 16h54

O significado da palavra russa Vodka é "água" (em russo, vodá), na sua forma diminutiva "aguinha". Não há dúvidas sobre a origem russa do nome do destilado, mas a bebida é originalmente russa? Vamos a fundo nessa história!

A ausência de cores e sabores da bebida nunca foi um impeditivo para que fizesse sucesso. A discussão sobre a paternidade foi no final da década de 70. As empresas russas foram notificadas de que não poderiam usar o nome Vodka, pois seria de uso exclusivo de empresas estrangeiras que alegavam que a produziam há mais tempo. A Polônia alegava que havia nascido no antigo reino formado por Polônia e Lituânia, no século 14. A Finlândia, que foi uma antiga colônia russa, também reclamava que havia surgido em suas terras. Enfim, em 1982, um tribunal internacional deu a vitória aos soviéticos. 

Russa, polonesa ou finlandesa, quem popularizou a bebida foi um inglês: BOND, JAMES BOND. Há 50 anos pede vodka martini em qualquer bar que tenha frequentado.

 

A PRODUÇÃO DA "AGUINHA"

É um destilado obtido através de fermentação de produtos como arroz, cevada, milho, trigo, centeio, figos ou batatas. Há casos em que são fermentadas até com a ajuda de dejetos de galinhas! Importante saber que, quanto mais pura, mais livre de sabores e aromas a bebida será.

As fórmulas variam de acordo com a região onde é produzida e cada uma dessas matérias pode conferir qualidade e sabor diferenciados. A vodka tem 40% de teor alcoólico, mas pode variar entre 35% e 60%.

O processo é o mesmo do uísque, sendo este destilado a baixas temperaturas. A vodka é destilada a altas temperaturas e, após as filtragens químicas para neutralizar os aromas dos cereais, a água é agregada à produção.

 

A VODKA E AS VITÓRIAS MILITARES

A derrota dos soldados do Führer, totalmente despreparados para suportar o inverno russo durante a batalha de Stalingrado , pode ter tido uma "mãozinha" da famosa bebida.

Em 1943, o marechal russo Georgui Jukov informou à Stalin que não havia anticongelante suficiente para que a água dos radiadores não congelasse. Ele teve a brilhante idéia de usar a vodka! Cada soldado tinha direito a 100 ml que eram distribuídos diariamente. Em razão do uso nos radiadores, Stálin cancelou a distribuição da "ração"... ao mesmo tempo, definiu que os melhores soldados receberiam 200 ml, diariamente. Soldados motivados, o final a gente já conhece: os russos venceram a batalha.

Cento e trinta anos antes, Napoleão Bonaparte sentiu o gostinho da derrota e do poder da vodka. O general francês e historiador Philippe-Paul de Ségur, que participou do confronto com a Rússia, conta em seu livro que os soldados franceses estavam morrendo por beber vodka russa: "Nossos jovens soldados, enfraquecidos pela fome e pelo cansaço, achavam que esta bebida restauraria sua energia, mas o calor (da bebida) fez com que eles gastassem o resto da energia como uma explosão e depois caissem esgotados".

E você, como vai degustar sua vodka? Pura ou com frutas em um vistoso drink? Desejamos saúde!

"Vashe zdoróvie" (à sua saúde)! 

 

 


Leia também

Sem limites

Taças doces e salgadas

Que delícia de Copa!

Os sanduíches temáticos Copa do Mundo do Mcdonald's estão de volta!

Petisco de Boteco

Degustamos as três versões de Salamitos Sadia

Aceita um cafezinho?

Degustamos a linha gourmet de cafés Santa Monica

Vale a lambida na tampinha?

Iogurte Grego Festivo

Cozinha Perfumada

Top 15: Ervas e temperos para você encher seus pratos de sabor!

Kibes Exóticos do Habib´s

Happy Pi (Pie) Day

Leite Fermentado Frutap Family

Novidade

Vegetarianos têm nova opção em São Paulo

Visitamos

St. Patrick's Day