Da redação - Publicado em 13/05/2016, às 14h20
Tudo o que comemos exige energia no momento da digestão. Contudo, determinados alimentos necessitam de maior esforço do organismo para serem digeridos, de modo que o metabolismo é naturalmente acelerado. Eles são chamados termogênicos – aqueles que precisam de maior queima de energia e induzem o organismo a trabalhar em um ritmo mais intenso (consequentemente, gastando mais calorias).
Em outras palavras, os alimentos termogênicos são ótimos aliados em qualquer dieta. Por isso, é bom ficar de olho em quais desses alimentos que você pode adicionar ao regime que pretende realizar. Com as substâncias termogências, você pode usar o processo digestivo ao seu favor, e de modo 100% natural.
Lembre-se que ao consumir alimentos termogênicos a perda de peso é alcançada de modo mais rápido, porém também é preciso criar hábitos regulares e saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos. Atitudes saudáveis isoladas não têm o efeito desejado. Sabendo disso, veja alguns dos alimentos termogênicos mais comuns e se prepare para adicioná-los ao seu cardápio:
- Canela: com alto teor de cálcio mineral, você pode adicionar a canela em frutas, no leite ou no chá. Além de ajudar a emagrecer, as refeições ficam saborosas.
- Gengibre: a vantagem do gengibre é que ele pode ser consumido de diferentes modos (em sopas, sucos, chás, como tempero de carnes, misturado com outras ervas, cru etc.).
- Pimenta vermelha: atente-se a este tipo específico de pimenta. A ingestão de três gramas por dia já é o suficiente, podendo ser adicionado em saladas e em pratos quentes, além do uso típico como tempero. Não é indicado para as pessoas que sofrem de gastrite e hemorroidas.
- Cafeína: a ingestão diária da cafeína não deve ser algo atípico para a grande maioria de pessoas. Esta substância é conhecida por diminuir a fadiga e aumentar a disposição, um termogênico natural que nos ajuda a acordar. Contudo, cuidado para não ingerir cafeína em excesso (três xícaras por dia são o bastante).
- Chá verde: ele ajuda na desintoxicação, combate a retenção de líquidos e dos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento). Além disso, graças às suas substâncias, como a cafeína e as catequinas, este chá obriga o organismo a buscar energia nas reservas de gordura. Duas xícaras por dia são o suficiente.
- Água gelada: alguns podem achar estranho o fato de a água gelada estar na lista de alimentos termogênicos, porém ao ingerir este líquido o organismo é obrigado a aquecê-lo. Desse modo, o corpo gasta energia e você perde algumas calorias. Contudo, não exagere, água em excesso faz mal e o efeito não é tão poderoso.
- Ômega 3: o ômega 3 é facilmente encontrado em peixes como o atum e o salmão, além das oleaginosas. Responsável por intensificar o metabolismo basal e melhorar a retenção de líquidos, o ômega 3 deve ser ingerido regularmente.
- Chá de hibisco: o chá de hibisco aumenta a temperatura corporal no momento da digestão, acelerando o metabolismo. O ideal é ingerir um litro desse chá por dia.
- Óleo de Coco: o óleo de coco estimula o metabolismo e atua na redução do colesterol ruim, além de melhorar a função intestinal. Você pode misturá-lo com azeite de oliva ou utilizá-lo nas saladas, junto com abacates e bananas e em refeições diárias.
- Vinagre de maçã: graças à acidez do vinagre de maçã (semelhante ao efeito da pimenta), ele é considerado termogênico quando consumido diariamente, de 1 a 1½ colher de chá duas vezes por dia.
É claro que existem muitos outros alimentos com propriedades termogênicas, capazes de fazer a temperatura do corpo aumentar e estimular o metabolismo para queimar energia e gordura. Entre eles, também podemos destacar os vegetais fibrosos (como brócolis e couve), aspargos, pimentão, curry, guaraná natural e mostarda.