Da redação - Publicado em 25/05/2016, às 08h39
Você sabe tudo sobre proteínas? Seguramente, você já as conhece um pouco, já que elas estão relacionadas com quase tudo que ocorre nas nossas células. Elas são compostos orgânicos ligados ao metabolismo da construção, e por isso são indispensáveis para os seres humanos e animais. Durante o período do desenvolvimento humano, há um aumento gigantesco do número de células, e é aí que as proteínas desempenham um papel estrutural.
Para produzir mais células e crescer, é preciso de proteínas, simples assim. Existem vários tipos de proteínas, e nosso corpo responde a cada uma delas de modo diferente. Além de agentes estruturais, elas são catalisadoras de funções biológicas, motilidade, de armazenamento e de defesa do organismo, entre outros.
Em cada célula há proteínas com funções diferentes, todas utilizando somente vinte tipos de aminoácidos primários. Com esses aminoácidos, cada ser humano é capaz de produzir milhares de proteínas em centenas de combinações. Para termos noção, as proteínas constituem mais de 50% da massa de alguns organismos vivos.
As principais fontes de proteínas são as carnes (independente do tipo), os ovos, os laticínios (queijos, leites e iogurtes) e as leguminosas (feijão, soja e lentilha). Atente-se que a necessidade de alimentação deve ser variada – cada alimento possui alguns tipos de aminoácidos e não outros, então é preciso comer diferentes alimentos todos os dias.
O consumo de proteínas após as atividades físicas também ajuda a evitar lesões e impulsiona o crescimento muscular. As proteínas são quebradas no processo de digestão e então transformadas em aminoácidos, que são utilizados pelo nosso organismo onde forem mais necessários.
Contudo, o consumo em excesso pode ser prejudicial e aumentar o nível de cálcio na urina (o que agrava o risco de formação de cálculos no sistema urinário). Por isso, o segredo é o equilíbrio. É verdade que as dietas de alto teor proteico ajudam a pessoa a perder peso e fazem que ela se sinta saciada mais rapidamente, porém essas dietas devem ser mantidas por um período limitado.
Imagem de fundo por Naomi Kuwashima/freeimages.com.