Da redação - Publicado em 25/05/2016, às 08h28
Calorias! Basta falar nesse nome que as pessoas que querem emagrecer já ficam bem atentas. De fato, as calorias são responsáveis por ganharmos peso. Elas representam a quantidade de energia que os alimentos que contêm proteínas, carboidratos e gorduras nos fornecem. As vitaminas e os mineiras também estão presentes dentro dos alimentos, porém eles não possuem calorias.
De modo simplificado, podemos dizer que cada grama de proteína tem quatro calorias, de gordura tem nove, de carboidrato tem quatro e de álcool tem sete. Por isso, para calcular a quantidade calórica de qualquer alimento só é preciso multiplicar os gramas de cada componente pelas calorias fornecidas.
A quantidade de calorias que deve ser ingerida por cada pessoa varia bastante conforme o peso do indivíduo, e se ele quer engordar ou emagrecer. Nós vamos apresentar aqui uma fórmula simples para você se basear, porém frisamos que o mais adequado é procurar um nutricionista que vai elaborar a melhor dieta para os seus objetivos.
Por exemplo, se alguém que pesa 50 quilos quer manter este peso, deve multiplicar 20 por 50, o que dá 1000 calorias – o tanto de calorias que ela pode ingerir sem receio diariamente. Para melhor controle, o ideal é que você imprima uma tabela de calorias dos alimentos e fixe na geladeira ou em algum lugar da cozinha. Desse modo, você poderá calcular as calorias com maior facilidade.
Os alimentos menos calóricos são as frutas e os legumes (e não é à toa que eles são mais utilizados em dietas de emagrecimento). Frituras, embutidos e alimentos processados já contêm bem mais calorias, e por isso não devem ser ingeridos por quem quer perder peso. As atividades que fazemos, desde ler um livro até correr, gastam calorias. Por essa razão, sempre alie os exercícios físicos com as dietas de emagrecimento.
Imagem de fundo por Janusz Hylinski/freeimages.com.