Dietas

Dieta Dunkan

Você sabe o que é a Dieta Dunkan?

Da redação - Publicado em 13/05/2016, às 15h27

A intitulada Dieta Dunkan foi elaborada pelo Dr. Pierre Dunkan e é famosa pelas dezenas de celebridades que seguiram as suas instruções, e assim emagreceram com êxito. Depois de conquistar casos de sucesso em todo o mundo, a Dieta Dunkan chegou às terras brasileiras e está fazendo nome por aqui.

Por isso, prepare-se para ver quais são as instruções da dieta se você também quer perder peso com saúde. A Dieta Dunkan é dividida em quatro fases, todas sequenciais e complementares. Ele é caracterizada pela alta ingestão de proteína e pela ausência de carboidratos, e até os carboidratos como espinafre e repolho são proibidos no início da dieta.

De acordo com a teoria do Dr. Dunkan, não é possível reduzir a própria gordura ao ingerir gordura proveniente de outras fontes. Como o corpo precisa trabalhar mais para quebrar as proteínas, também perdemos calorias neste processo. As gorduras tem mais calorias, e, normalmente, são consumidas com carboidratos como pães e massas, o que não é interessante para a dieta. Por isso, o foco é nas proteínas.

Os quatro passos

Veja quais são as quatro fases da Dieta Dunkan:

1 – Fase de Ataque:

No início, deve-se consumir alimentos ricos em proteínas e com baixo teor de gordura. Doces e carboidratos estão proibidos. Entre os alimentos permitidos, estão as carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas, ovos cozidos, leite desnatado, queijo cottage e iogurte natural. É indicado comer uma colher e meia de aveia e de bagas de Goji por dia. A primeira fase dura de três a sete dias, perdendo-se em média 3 a 5 kg.

2 – Fase do Cruzeiro:

Neste momento, já é permitido ingerir alguns legumes e verduras, porém os carboidratos ainda ficam de fora. Entre eles, pode-se comer tomate, pepino, rabanete, alface, cogumelo, aipo, berinjela e abobrinha. Os legumes e verduras devem ser consumidos crus ou cozidos em água e sal (só com temperos de azeite, limão, salsa e vinagre balsâmico). Esta fase dura sete dias e perde-se em média 1 a 2 quilos.

3 – Fase da Consolidação:

Agora já é possível comer duas porções de frutas todos os dias e duas fatias de pão de forma integral. Contudo, algumas frutas são proibidas, como a banana e a uva. Finalmente, é permitido ingerir uma porção de carboidratos duas vezes na semana. Para cada quilo extra que você deseja perder, esta fase deve durar 10 dias.

4 – Fase da Estabilização:

A última das fases da Dieta Dunkan é a mais tranquila de todas. Todos os tipos de alimentos são permitidos, porém deve-se dar preferência aos alimentos integrais e às frutas. Não existem mais restrições, mas de qualquer modo é bom não exagerar nos doces e carboidratos. Bebe-se no mínimo dois litros de água diariamente para manter um bom funcionamento intestinal. Depois de todo esse tempo, você já estará colhendo os resultados da dieta.

Como a Dieta Dunkan é bastante restritiva no início, as pessoas podem ficar com mal estar e sentir fraqueza. Por isso, se você perceber que ela está se mostrando mais difícil para você, é interessante seguir o acompanhamento de um nutricionista que poderá sugerir algumas adaptações. A Dieta Dunkan possui sim um efeito emagrecedor muito eficiente, porém é necessário esforço e dedicação, principalmente nas primeiras fases para seguir todas as orientações.


Leia também

Imagem de fundo por Paul Preacher/freeimages.com.


Comentários