Andrea Vicente Nonato - Publicado em 14/05/2018, às 16h37
Você deve conhecer o saboroso pão australiano da rede de restaurantes Outback, aquele que chega quentinho à mesa com uma manteiga feita de creme de leite batido. É espetacular, a gente lamenta que sirvam somente uma unidade como entrada, não é?
Não é uma receita fácil, para se fazer do zero, por uma pessoa que está iniciando seu caminho gastronômico. Pães exigem paciência para serem preparados. Nesse pão em especial, usamos três tipos de farinha no preparo: branca, integral e de centeio. A cor escura vem da farinha integral e o sabor adocicado, do mel.
A mistura pronta é prática, nela você acrescenta água e fermento biológico. Mas me coloquei no lugar de uma pessoa que nunca se aventurou a fazer pão e decide começar com uma mistura. Imagine que você não leu as instruções e só perceba que era necessário o fermento quando chega em casa. É um ingrediente que, comumente, não temos na despensa, principalmente o vivente que nunca fez um pão na vida! Creio que seria interessante que acrescentassem à embalagem um pacote de fermento (alô Fleischmann!)
Seguindo as instruções, foi muito tranquilo o processo. Há orientação na embalagem para se fazer na mão ou máquina de pão. Eu sovei manualmente. Aumentei um pouquinho a quantidade de água e fiz os ajustes com a farinha. Depois da sova, o resultado foi uma massa bem macia.
Produzi três baguetes, que polvilhei com fubá antes de serem assadas.
Padeiros de primeira viagem, vale a pena. Por R$ 5,90, você tem uma mistura que resulta em um pão gostoso e aromático.
PS: Ah, a manteiguinha para acompanhar é fácil: coloque 200 g de manteiga de boa qualidade no processador ou batedeira e vá acrescentando água gelada (1/4 de xícara para cada xícara de manteiga batida, em média) até que ela fique aerada e esbranquiçada. Bom apetite!