As Nozes da Índia chamam bastante atenção de quem está procurando por novos métodos de emagrecimento. Essa semente da Nogueira-de-Iguape é originária da Indonésia e, nos últimos anos, tornou-se popular no Brasil devido à crença de que é emagrecedora. No mar de informações disponíveis na web, existem muitos dados equivocados e errados que são propagados como verdade absoluta (como é o caso da noz).
Da redação - Publicado em 19/05/2016, às 09h00 - Atualizado às 09h45
Não existem estudos que realmente comprovem o benefício da perda de peso. Inclusive, há muitas notícias contraditórias sobre este alimento. As Nozes da Índia têm os seus benefícios, porém não sabemos se eles realmente ajudam no processo de emagrecimento.
Entre os possíveis benefícios, está o controle do colesterol, que ocorre devido à inibição da biossíntese de colesterol hepático, e a ação anti-inflamatória e analgésica. O efeito laxativo é comprovado. Contudo, em excesso, pode desencadear efeitos colaterais como a diarreia.
Originalmente, a Noz da Índia é utilizada como especiaria e tempero na hora de preparar alimentos, e não como emagrecedor milagroso. Um risco existente é a confusão da Noz da Índia com o Chapéu-de-Napoleão, que é uma semente semelhante, porém comprovadamente tóxica.
Não existe respaldo científico que comprove que a Noz da Índia é uma planta segura – e o consumo sem orientação médica não é indicado. Lembre-se, não há nenhum efeito de emagrecimento atestado com as Nozes da Índia. Apesar dos relatos de casos milagrosos com este alimento que encontramos na web, é melhor ter cuidado extra.
Os efeitos colaterais se mostram bem variados, e dependendo do organismo podem ocasionar problemas sérios com a diarreia crônica. Por isso, é interessante adotar medidas mais seguras na hora de perder peso, como uma dieta rica em alimentos termogênicos.
|
Chá de Hibisco: emagrecimento fácil e saudável |
|
Alimentos termogênicos |