Andrea Vicente Nonato - Publicado em 30/04/2018, às 16h25
Uma xícara de chá é sempre bem vinda e não só apenas no inverno. Essa infusão de flores, folhas ou raízes de plantas pode ter propriedades calmantes, diuréticas, estimulantes e expectorantes. São muitos os seus benefícios e uma xícara sem açúcar, não tem calorias! Você tam´bém pode fazer a infusão e degustar geladinho. Vamos conhecer mais sobre os principais tipos:
Alecrim
O chá de alecrim, além de perfumado, tem forte ação antioxidante (prevenindo derrames e doenças cerebrais degenerativas) e expectorante, melhorando sintomas de inflamações e gripe. As vitaminas A, B e K estão presentes, além de ser ótimo digestivo e auxiliar na diminuição de gases.
Camomila
Conhecemos esse chá por sua ação calmante, mas além dessa santa ajuda é muito indicada também no período pré menstrual, amenizando as cólicas. Para um melhor efeito sedativo, o ideal é combinar com a erva cidreira. Para quem sofre de enxaqueca é o chá mais recomendado.
Chá Mate
Esse chá tem ação termogênica (ajuda no emagrecimento) e antioxidante (acelera o metabolismo). Mas tome cuidado: ele é estimulante, pois contém cafeína! Bom para diabéticos, ajuda a diminuir a glicose no sangue e também é diurético.
Erva cidreira
Além de atuar como calmante, uma xícara desse chá após as refeições é bom para quem tem problemas digestivos e de gases. O efeito sedativo e ansiolítico da erva cidreira é poderoso!
Hortelã
Combate azia, má digestão e gases, além de ajudar a matar bactérias ruins, pois tem ação antiparasitária e antifúngica. Essa erva aromática também ajuda a eliminar vermes.
Canela
De ação antioxidante, essa especiaria é uma aliada no controle de diabetes, regulando o açúcar no sangue. Ajuda a diminuir o apetite, pois é rica em fibras e melhora a circulação.
Chá Verde
Essa infusão tem ação termogênica, acelerando o metabolismo na queima de gorduras (aliado a uma dieta equilibrada e exercícios físicos, é claro!). É também desintoxicante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Hibisco
Ajuda no controle do colesterol e é muito diurético, fazendo uma limpa das toxinas do organismo. Tem ação anti-inflamatória e contém menos cafeína que o chá mate, tornando-se uma boa opção para os hipertensos.
Gengibre
Uma boa notícia para as gestantes: esse chá ajuda no controle de náuseas e enjôos. É anti-inflamatório e atua no combate a gases e c´ólicas. É excelente alternativa para aliviar dores de garganta.
Maçã
Da polpa à casca, o chá dessa fruta deliciosa traz muitos benefícios. Além de hidratar o corpo e repor energias, tem ação antioxidante. Diminui o colesterol ruim e controla o diabetes, por ter baixo índice glicêmico.
A infusão
Para começar, nem toda infusão é chá. Os chás são feitos apenas com as folhas da planta Camellia sinensis, originando quatro tipos: branco, verde, azul (oolong) e preto. A história é a seguinte: nossos ancestrais já faziam infusões de ervas e flores, usando-as de forma medicinal. Com a chegada dos europeus ao Brasil, eles se viram sem a planta e passaram a consumir essas infusões. Essa é a origem da confusão dos termos!
Para a infusão perfeita, a temperatura da água é um ponto importante no processo. Para uma xícara de 200 ml, deixe a água ferver a 100º (vão aparecer as bolinhas de fervura) e deixe a erva ou saquinho imerso por 2 ou 3 minutos.
Amantes da bebida podem tornar-se sommeliers de chás. É uma formação muito específica e, até pouco tempo atrás, não havia cursos no Brasil. Hoje você encontra até mesmo cursos online. Assim como os experts em vinhos, os sommeliers de chás avaliam, selecionam e recomendam as melhores bebidas para o consumo.
Não há nada mais delicado que preparar uma xícara de chá para si próprio ou para o outro. Há uma frase que sintetiza toda a idéia: "... é um prazer para os sentidos e um apelo à partilha: é uma bebida que fala a linguagem da paz".