Andrea Vicente Nonato - Publicado em 26/04/2018, às 22h03
Há quatro ou cinco anos, vimos pipocar em São Paulo muitas hamburguerias artesanais. O trio pão-carne-queijo, muito simples, foi sendo incrementado com ingredientes pouco comuns, tornando a experiência diferenciada. Mas o que torna uma casa "gourmet"?
Visitamos o Burguer La Mafia, no bairro da Mooca e pudemos comprovar isso. O ambiente, pequeno mas acolhedor, conta com três mesas e um balcão junto à parede. Toda a identidade visual, nomes dos sanduíches e decoração do lugar remete à organizações mafiosas, passando de Capone à Tripa Seca, um dos vilões do seriado Chapolin.
Com treze opções de hambúrgueres no cardápio, sendo uma delas vegana, o Burguer La Mafia surgiu há um ano: "A idéia inicial era montarmos um negócio simples e fazermos sanduiches na chapa, ganharmos no giro. Mas após uma consultoria ainda durante a reforma, decidimos seguir essa linha artesanal", diz Diego Galvani, um dos proprietários da casa.
Iniciamos nossa aventura gastronômica pedindo uma porção de Batatas Rústicas, de tamanho médio, para nos arrependermos logo em seguida... devíamos ter pedido a porção grande! Crocantes, sequinhas, servidas com alho confitado e raminhos de alecrim perfumando tudo. Simplesmente sensacional. São servidos cinco tipos de maionese junto com a porção, nos sabores tradicional, duas delas com temperos bem picantes, azeitonas pretas e a que mais gostamos, com manjericão.
Seguimos escolhendo os hambúrgueres e Diego nos guiou explicando o cardápio, sugerindo o Capo (hambúrguer com 200 g de fraldinha, molho de tomate com basílico, alho laminado na crosta de parmesão, mussarela, maionese da casa no pão de brioche) e o Bugsy (hamb´úrguer com 200 g de fraldinha, bacon, cebola caramelada, picles de pepino, chedar, maionese da casa no pão australiano). Carne no ponto, pão macio, ingredientes frescos e muito saborosos. O que mais nos chamou a atenção, apesar do uso da chapa no preparo do hambúrguer, foi o sabor levemente "defumado" da carne. E o logotipo "carimbado" no pão é uma grande sacada estratégica para uma foto bem bonita nas redes sociais. Todo cardápio é autoral, com combinações muito bem elaboradas.
Vale o show? Muito. E respondendo a pergunta do início: o atendimento esmerado no que diz respeito à proposta da casa e o cardápio, a comida chegando rapidamente e fresquíssima à mesa, o ambiente agradável e alegre faz a diferença. A idéia agora é voltar e esgotar todo o cardápio!