Andrea Vicente Nonato - Publicado em 03/04/2018, às 20h57
Eu digo e repito: alho e cebola são os reis da cozinha, queridinhos que usamos em praticamente todos os pratos. Mas nada melhor que fazer uso de ervas e temperos para dar mais sabor à comida. O uso do sal pode ficar em segundo plano quando usamos as ervas certas. Se você ainda usa caldos prontos e realçadores de sabor, que contêm muito sódio e aditivos químicos, saiba que gastará muito menos usando temperos naturais e ainda ganhará saúde. Vamos à lista:
Açafrão da terra ou Cúrcuma: Um pó amarelo maravilhoso. Parente do gengibre, com menos ardor. Você pode usar no arroz, frango, legumes. A cor é vibrante no prato.
Açafrão: É o tempero usado na Paella, que confere aquele sabor característico ao prato. Perfeito em frutos do mar.
Alecrim: Erva aromatizante, você pode usar em assados e pães. Batatas assadas ficam deliciosas com os raminhos de alecrim. Você pode cultivá-lo em vaso, na sua hortinha.
Canela: Especiaria famosa, podemos usar em pó ou em pau. Usada em bebidas (para dar um toque apimentado no café) e até em caldos de carne. Dica: para tirar cheiro de fritura do ar e aromatizar a casa, você pode colocar pó ou pau numa panelinha com água e deixar em fogo baixo por alguns minutos.
Cebolinha: Também pode ser cultivada na sua hortinha, ou usada seca, vai bem na finalização de quase todo prato salgado.
Cheiro-verde: É a combinação da cebolinha e da salsa, traz frescor aos pratos na finalização.
Coentro: Semelhante à salsinha e odiada por muitos em razão do aroma e sabor marcantes, é usada em ceviches, guacamole e moquecas.
Os nordestinos gostam de usar no feijão do dia a dia.
Colorau: Também chamado de colorífico, é feito da semente de urucum. Seu sabor é quase imperceptível, mas ele dá um tom bem avermelhado às preparações.
Cominho: De sabor marcante, este pó pode ser usado para temperar lentilha, feijão e carnes.
Cravo: Especiaria que perfume compotas, doces e bebidas. Em época de festa junina é muito usado nas preparações.
Orégano: Tempero muito utilizado, pode ser usado fresco ou seco. Você pode usá-lo em molhos, massas, queijos, aperitivos. Dica: Para exalar seu aroma, precisa ser esfregado antes de ir ao preparo do prato.
Louro: Quem não gosta do cheirinho da folha de louro no arroz e feijão fresquinhos? Ótimo para conservas e marinadas, pode ser usada desidratada ou fresca. Há também a versão em pó.
Manjericão: Erva aromática que é a base do molho pesto. Você pode usá-lo em carnes, molhos, massas, pizzas. Desidratado ou fresco, confere o mesmo sabor ao prato.
Sálvia: Combina com carne de porco, aves e peixes. Também pode ser usada desidratada. A sua massa simples é elevada à perfeição se você derreter manteiga com algumas folhas de sálvia e servir como molho.
Ervas de Provence: Uma combinação de salsa, cebolinha, tomilho e estragão. Utilizada no fim do preparo, aromatiza o molho branco, carnes assadas, omeletes.